sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Em Fevereiro Tem Carnaval!

Neste mês de fevereiro completo mais um ano de prática budista, 12 anos, para ser mais exato no dia 17. Eu lembrei que não tinha falado a data em que eu comecei a praticar este maravilhoso budismo. O meu início foi no extinto Tiku (comunidade) Lido, e na divisão de rapazes (atual Divisão Masculina de Jovens), o tempo passou rápido, parece que foi ontem. Sei quer ainda tenho muito o que aprender da prática budista. Dizem que chakubuku do mês de fevereiro é pra vida toda, acho que estão certos...

Apesar de ter recebido o NAM MYOHO RENGUE KYO da atriz Fernanda Lobo no início dos anos 90 ainda demorei sete anos para começar a praticar e frequentar (que saco escrever sem trema, fica muito esquisito... não sei o por que fizeram mais esta reforma ortográfica, mudaram poucas coisas e estas atrapalham muito...) as reuniões conforme eu já falei em post do ano passado.

No dia 11 de fevereiro comemoramos o nascimento do segundo presidente da Soka Gakkai, Jossei Todda (1900). Uma data bastante importante do budismo é o dia 16 de fevereiro. data de nascimento de Nitiren Daishonin (1222), no Japão feudal do século XIII, eu também já falei disto em um post que eu conto a historia do budismo. Outra data comemorada na BSGI é a fundação da Divisão Feminina (1993) no dia 27 fechando as comemorações do mês.

Não podemos esquecer que este mês ainda estamos em pleno verão com muito calor, temos que nos hidratar bastante e ainda temos o carnaval, festa pagã de origem européia, e que já faz parte da cultura e do calendário de festas brasileiras há muito tempo e como tal deve respeitado.

Particularmente não ligo muito para o carnaval, quando vou a alguma banda de rua, aqui no Rio de Janeiro tem mais de uma dezena de bandas, ou algum baile em local fechado, eu curto muito as músicas e a folia mas se eu não for, não sinto a mínima falta.

No budismo não existe nenhuma proibição dos praticantes participarem das festas momescas, com fantasias coloridas, somente os membros são lembrados para agir com sabedoria e moderação sem cometer excessos com bebidas, comidas e festas por que a Lei Mística de Causa e Efeito é rigorosa.

Por hora eu vou ficando por aqui, até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

ola gostei

Fernanda Lobo disse...

Parabéns, meu querido. Você não sabe a alegria que sinto em ver uma semente do Estado de Buda tão linda germinar na sua vida. Sempre orei para que todas as pessoas que ensinei a Lei Mística pudessem vir a praticar para serem verdadeiramente felizes.
Continua a te desejar boa sorte por toda a eternidade e que você, em sua próxima existência, nasça como Fukushi (neném Buda) e que seja no mesmo local que eu, para podermos sermos amigos de novo.
Beijos em seu lindo coração e obrigada por tudo.
Fernanda Lobo.