domingo, 25 de janeiro de 2009

Uma Rápida Pincelada Sobre o Carma...

Nesta semana, mais precisamente na segunda feira, dia 26 de janeiro, a comunidade Freguesia onde eu pratico o budismo de Nitiren Daishonin completa um ano de existência. Quero deixar os meus sinceros parabéns para todos os meus dirigentes de comunidade, dirigentes acima que dão todo apoio necessário, conselheiros e companheiros (membros) de luta pelo Kossen-Rufu

No último post eu comecei a falar sobre o Carma, mas eu só vou falar mais um pouquinho não vou me aprofundar muito. O Carma nada mais é do que a soma de todas nossas ações, falas e pensamentos, sejam bons ou ruins, e ele tem influência na nossa vida atual. Um Carma ruim pode ser amenizado através da pratica do budismo e conforme for a prática de Daimoku e Gongyo pode-se até extingui-lo.

A prática de Daimoku e Gongyo ao Gohonzon devem ser como um juramento de que conseguiremos transformar as nossas vidas e alcançar os nossos objetivos. Por isto que quando fizermos os nossos objetivos, devemos escrever bem detalhadamente o que queremos, do jeito que queremos e no prazo que queremos obter o beneficio. E toda vez que for fazer a prática ler a lista.

Um outro ponto que quero falar é o por que umas pessoas conseguem atingir rapidamente o objetivo e outras demoram, é justamente a questão do Carma. Umas podem ter o Carma mais leve que as outras e conseguem mais alcançar mais rapidamente. Sabendo disto não devemos desanimar quando não obtivermos sucesso em conseguir o nosso objetivo através da prática do Daimoku no tempo que estipulamos inicialmente. Renovamos o prazo e oramos ate
conseguirir o que determinamos. Cabe lembrar agora que quanto mais recitarmos o mantra mais rápido atingiremos. Só assim transformamos o veneno em remédio e fazemos a nossa revolução humana.

Até a próxima!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FAZENDO OS OBJETIVOS PARA RECITAR DAIMOKU

Janeiro, início de mais um ano em nossas vidas, tempo de fazer o balanço do ano que passou, mas sem cair no saudosismo, por que quem vive de passado é museu, ver os acertos do ano que terminou para comemorar, também é hora para ver os erros cometidos, para aprender com eles e não repeti-los mais.

Para quem tem o costume de fazer lista de objetivo no inicio de um ano também é a hora de pegar a velha lista de objetivos e retirar os objetivos já atingidos, e revalidar os objetivos que ainda não foram alcançados, neste caso também cabe rever a prioridade destes itens não atingidos, pode ser que eles não sejam mais necessários ou ainda pode ser que precise fazer algum ajuste na determinação.

Para se fazer uma lista de objetivos a serem atingidos durante o ano, pegamos um papel e listamos tudo o que queremos, depois vá tiramos os menos importante, ou os que menos queremos. Após fazer a seleção de objetivos, em outra folha reescrevemos os objetivos ressaltando todos os mínimos detalhes de como queremos os nossos objetivos, incluindo o prazo para eles acontecerem, por exemplo: se for um carro, a cor, o preço, o modelo, os opcionais; se for um trabalho, a função, os colegas, o local, inclusive o horário da jornada, etc.

Após terminarmos a nossa lista de objetivos é a hora de irmos a frente do Gohonzon e recitar Daimoku até atingir os objetivos. Sempre que formos orar pegamos a lista, lemos para fixar cada vez mais os objetivos em nossas cabeças. Além da recitação do Daimoku devemos fazer causas em prol dos nossos objetivos, no caso dos exemplos a cima, devemos procurar concessionárias de automóveis para fazermos pesquisa de mercado, e o outro exemplo devemos enviar currículo para empresas que possam contratar, procurar fazer contato com colegas de profissão, etc.

Devemos recitar NAM MYOHO RENGUE KYO com a certeza de que vamos atingir os objetivos sem falhas, não podemos criar duvidas se merecemos ou se vamos conseguir.

No caso de não conseguirmos atingir dentro do prazo em que nos mesmos determinamos, não devemos desanimar, temos que estipular um novo tempo para que consigamos alcançar os objetivos e continuamos a recitação de Daimoku com o mesmo empenho. Não vou me aprofundar muito neste assunto agora por que ele envolve outro assunto mais profundo chamado carma que em breve falarei.

Por hoje é só! Até a próxima!