sexta-feira, 21 de novembro de 2008

3 Vídeos para ficar diferente um pouquinho...

Enquanto eu não escrevo nenhum novo post aqui no blog, vão três videos que eu acho particularmente bem legais que estão no site youtube (dois estão em inglês e sem legenda), o primeiro é uma entrevista concedida para o programa David Lettermann no canal CNN pela cantora Tina Turner há alguns anos atrás. A cantora conseguiu transformar o sofrimento da sua vida em fonte para vencer as dificuldades e obstáculos http://www.youtube.com/watch?v=MOsr_ZOi-Jo e se tornou uma grande divulgadora desta prática.
Já o segundo vídeo mostra um pouco como são feitas as reuniões da SOKA GAKKAI INTERNACIOANAL - SGI - dentro dos blocos e comunidades de qualquer um dos 190 paises e territórios onde está presente, que consiste em prática de Daimoku, Gongyo (leitura de dois capítulos do Sutra de Lotus) Explanação de alguma matéria ligada ao budismo e depois o tempo restante fica para se tirar dúvidas dos neófitos na prática budista e incentivos para que todos avancem juntos
http://www.youtube.com/watch?v=0g0ka540uEE
A terceira apresentação em totalmente em português já fala sobre a organização SGI e também da BSGI assim como seus projetos para a propagação dos ideais budistas de Nitiren Daishonin, Educação, Cultura e de Criação de Valores Humanos http://www.youtube.com/watch?v=Dnxkvi7b7As&feature=related Por enquanto vou ficando por aqui, espero apreciem estes vídeos. Por favor deixem seus comentários.
Até a próxima.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Mais Daimoku

Em primeiro lugar quero pedir desculpas aos meus leitores pela demora em escrever aqui no blog, mais de mês que eu não escrevo nada, mas quero dizer que a maldade se manifestou, me impedindo de escrever as minhas experiências aqui...

Decidi fazer um desafio de Daimoku, entre diversos objetivos está o de recitar por três horas diárias ao Gohonzon. Aos pouco estou conseguindo chegar neste tempo que eu determinei para mim mesmo, afinal de contas tenho que transformar o veneno que está na minha vida em remédio, como diz a escritura budista: “A voz executa o trabalho do Buda”(Gosho Zenshu, pag.708)

Para recitar Daimoku não existe fórmula, e nem método, basta querer, sentar em frente ao Gohonzon, (e quem não tiver o papiro pode ser em um canto calmo), fazer um ou vários objetivos e se dedicar.

O caminho que eu escolhi, como já escrevi em post anterior, foi voltar ao ponto inicial da minha prática e começar com um tempo relativamente pequeno e ir aumentando continuamente. Cada um descobre o seu caminho quando quer recitar Daimoku.

Já tem alguns meses que estou neste desafio diário. E outro dia estava um tanto quanto desanimado para recitar o Daimoku e conversando o meu amigo Wilson, também budista quando recebi um incentivo dele, certa vez falaram esta frase para ele e de vez em quando a frase ecoa na minha cabeça, “banho sem vontade também limpa”.

Quando se recita Daimoku a sua vida é toda mexida. As vezes podem aparecer alguns obstáculos, e maldades afim de impedir a prática e que cheguemos atingir os nossos objetivos e nossa revolução humana. Mas cabe a nos sermos mais fortes que as maldades e nunca desanimar, por mais difícil que esteja a situação. Se precisar ore Daimoku para conseguir orar mais Daimoku.

As maldades e obstáculos acontecem na nossa prática para podermos comprovar nas nossas vidas a veracidade da Lei Mística. É uma grande oportunidade para fazer cada vez mais Daimoku. Segundo um escrito de Nitiren Daishonin ele fala que diante de uma dificuldade o tolo se acovardará e o sábio se alegrará.

Por enquanto vou ficando por aqui, vou recitar mais um pouco de Daimoku. Até a próxima.